quarta-feira, 7 de março de 2018

Agentes de combate ao Aedes percorrem a região do Rio Acima

Fonte (texto e foto): Prefeitura Municipal de Votorantim 

Departamento de Vigilância alerta sobre a presença do mosquito na cidade e a necessidade das pessoas se empenharem em eliminar criadouros
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde, prossegue as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e também febre amarela. Nesta segunda-feira (05), agentes do Departamento de Vigilância em Saúde de Votorantim percorreram o Bairro do Rio Acima. Nesta terça-feira (06) os trabalhos seguem para o Jardim Archila.
Durante a ação os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses realizam as visitas nas residências com a intenção de fazer o bloqueio para eliminar os possíveis criadouros. Na ocasião os moradores também são orientados. Até o momento a cidade não registra nenhum caso das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o mosquito está presente na cidade e por isso as pessoas devem se empenhar cada vez mais em eliminar os criadouros. O índice da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizado em janeiro na cidade, resultou em 3.1. Tendo em vista que o Ministério da Saúde preconiza que o resultado da ADL, de 1 a 3,9, coloca o município em situação de alerta e superior a 4,0 risco de epidemia. Uma nova coleta já está programada na cidade para o mês de abril.
Quem recebeu um agente em sua casa nesta segunda-feira, foi a aposentada Zilda Alves da Silva, de 66 anos. “Procuro manter o meu quintal sempre limpo e quando tenho dúvidas pergunto aos agentes”, conta. No ano passado a cidade registrou quatro casos importados da doença. Quando há notificação para casos suspeitos é realizada a nebulização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário