quinta-feira, 24 de maio de 2018

Ita quer campanha de alerta quanto ao uso de Cerol (cortante) usados nesse período de férias

Preocupado com a chegada das férias e conseguintemente, a fase da brincadeira de soltar Pipas com a utilização de "Cerol" cortante nas linhas, grande causador de graves acidentes em motociclistas, e outras crianças, o vereador Ita Adeilton da cidade de Votorantim, encaminhou um requerimento na sessão do último dia 22 (terça), com total apoio dos demais edis, solicitando da Prefeitura uma campanha preventiva que possa prevenir esses acidentes, além de alertar toda a população para o grave perigo da utilização desses produtos.  
motociclista fica cego com linha de cerol 


Formada a partir da mistura de cola e vidro moído, o cerol usado para cortar pipas por muitas pessoas que participam da brincadeira, pode trazer riscos à saúde.Segundo médicos, o material é capaz de provocar cortes profundos e, em alguns casos, pode levar à morte.

Segundo uma estatística feita pela Associação Brasileira de Motociclistas, quase 25% dos acidentes que envolve esse tipo de material acaba em morte. Ou seja, de cada 100 acidentes com linhas cortante, 25 em média terminam em morte.

O vereador  disse em plenário que "é bom lembrar, e destacar que Votorantim dispõe de uma Lei (nº  (n.º 2263/2012) que proíbe a comercialização, uso de cerol ou de qualquer material cortante em linhas ou fios, usados para empinar pipas, com punições. Mas, a lei, sem fiscalização, acaba tendo pouca ou quase nenhuma eficiência. Acredito que informação, associada à educação, à vigilância dos pais ou adultos responsáveis e ações da Administração Pública fariam a diferença no combate ao uso do cerol e à valorização da vida e aumentando a eficiência da lei 2263/2012. Lembro que apresentei, em julho do ano passado, proposta semelhante, igualmente na forma de requerimento, mas a Prefeitura não realizou a campanha educativa." Finalizou o vereador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário