quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Casa Azul realiza quase 2 mil atendimentos às pessoas em situação de rua

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), por meio do Serviço Especializado à Pessoa em Situação de Rua “Casa Azul”, fechou os seis primeiros meses de 2018, quase 2 mil atendimentos às pessoas em situação de rua. Em Sorocaba, foi levantado que aproximadamente 500 pessoas encontram-se nessa situação e a secretaria responsável tem a demanda diária de intervenções complexas e exigindo maior presença das demais políticas públicas e com os órgãos de defesa de direitos.

A população que se encontra em situação de rua, caracteriza-se por ser um grupo composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza extrema, vínculos interrompidos ou fragilizados e a falta de habitação convencional regular, encontrando como alternativa, fazer das ruas um espaço de moradia e sustento, de forma temporária, ou até mesmo, permanente.
A Casa Azul, por meio do serviço especializado a esse grupo de pessoas, desenvolve ações diariamente com a finalidade de oportunizar aos indivíduos a construção de novos projetos de vida, com atendimento psicossocial, atividades de convivência, e até a reconstrução de vínculos familiares, encaminhando para as cidades de origem, as pessoas que tiverem o interesse.
O serviço proporciona, ainda, encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais, e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência, além da provisão de documentação civil e a criação de um endereço institucional para utilização como referência do usuário, contribuindo para o enriquecimento do sistema de registro dos dados, permitindo um melhor acompanhamento do trabalho social.
O Serviço Especializado às Pessoas em Situação de Rua “Casa Azul”, atende na rua Rubens Antônio Nazaré dos Santos, 164 – Vila Rica.
Outros serviços
- Serviço Especializado em Abordagem Social
Serviço ofertado de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique nos territórios situações de rua. A abordagem programada considera praças, fronteiras, espaços públicos, locais de intensa circulação de pessoas e outros.
Há também a realização de abordagens em atendimento à solicitações da população, que podem entrar em contato diariamente pelo telefone (015) 3229-0777.
- Acolhimento Noturno, ofertado por Organizações da Sociedade Civil
O Acolhimento Noturno propõe atendimento, das 20h às 8h, oferecendo um espaço para que as pessoas possam fazer a sua higiene pessoal, se alimentar e ter um local para dormir.
- Serviço de Acolhimento provisório ofertado por Organização da Sociedade Civil
Serviço ofertado para pessoas de ambos os sexos, com ou sem deficiência, em situação de risco pessoal e social, vulnerabilidade em decorrência de, por exemplo, o uso de drogas, desabrigo por abandono, migração, refúgio, tráfico de pessoas, e pessoas com fragilidade física momentânea, porém, com alta médica hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário