O
Facebook confirmou no último dia (24), ontem, que vai adotar no Brasil
ferramentas de transparência para o uso da plataforma durante as eleições,
especialmente por partidos e candidatos e no impulsionamento de conteúdos. O
país será o segundo do mundo, depois dos Estados Unidos, onde esses recursos
técnicos serão disponibilizados.
Os anúncios
pagos relacionados às eleições serão identificados como “propaganda eleitoral”.
Aqueles publicados por candidatos vão mostrar o CPF dele, bem como a legenda à
qual é filiado. Já os anúncios de partidos vão conter o CNPJ da agremiação.
Segundo a legislação eleitoral, apenas esses dois atores podem impulsionar
conteúdos no pleito de outubro.
Para utilizar
a identificação, é preciso fazer um cadastro no Facebook. Neste processo, a
plataforma vai verificar a identidade do responsável e sua residência, com o
intuito de evitar que pessoas de fora do país possam impulsionar conteúdos.
O
procedimento será disponibilizado a partir do dia 31 de julho e será exibido a
partir de 16 de agosto. Caso um candidato ou partido não se cadastre e divulgue
posts pagos sem o selo, fica sujeito à fiscalização do Tribunal Superior
Eleitoral.
Biblioteca
Outra
ferramenta a ser disponibilizada é o que a empresa está chamando de “biblioteca
de anúncios”. Nela, os usuários poderão ver posts pagos relacionados à
política, incluindo propaganda eleitoral. Este repositório vai reunir tanto as
publicações impulsionadas ativas quanto as que já foram divulgadas, permitindo
que o eleitor possa verificar quais são as mensagens difundidas por seu
candidato ou por concorrentes.
Este
mecanismo visa a dialogar com preocupações manifestadas por diversos agentes da
sociedade civil em eventos sobre internet e eleições acerca dos riscos da
publicidade paga no Facebook, já que este permitiria segmentar, ou quase
personalizar, mensagens dos candidatos. Assim, abriria espaço para que um
político falasse algo específico para um determinado público e, para outro
grupo segmentado, um conteúdo diferente, ou até mesmo contraditório.
Outras ferramentas
No comunicado
emitido pela empresa, também foram anunciadas outras ferramentas já adotadas em
processos eleitorais em outros países e que serão aplicadas no Brasil neste
ano. Uma delas será a aba “temas”, na qual estarão publicados conteúdos dos
candidatos sobre diferentes assuntos, como saúde, educação e segurança.
Além disso,
serão enviados lembretes aos eleitores. Em maio, uma mensagem foi encaminhada
reiterando o prazo para o registro na Justiça Eleitoral para participar do
pleito. Em outros países, como nos Estados Unidos, os lembretes foram usados
nos dias de votação. Contudo, este mecanismo também foi alvo de
questionamentos, uma vez que seu uso para determinados públicos pode reforçar a
participação de eleitores de um determinado candidato em detrimento de outro.
Além disso,
usuários verão um “botão de cidadãos informados” (informed voter button), com
link para autoridades eleitorais (como os tribunais eleitorais). Após as
eleições, usuários poderão também seguir, localizar e contatar os
representantes eleitos. O recurso ganhou o nome “Town Hall”, termo usado em
inglês para designar prefeituras.
Fonte:
Agência Brasil Notícias
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