quarta-feira, 11 de julho de 2018

Quatro casos da Gripe Aviária H1N1 são identificados em Votorantim

Quatro casos de Gripe Aviária H1N1 são identificados na cidade de Votorantim (SP), pela Secretaria de Saúde do município, e confirmados nessa terça (10), inclusive com um caso de morte devido as complicações da doença. 

De acordo com as informações, a criança morava na zona rural da cidade, e mesmo tendo recebido atendimento médico. Outro caso com  criança de 12 anos que faleceu com complicações parecidas está sendo investigado na cidade.  


Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Nila Puglia, a cidade ainda tem doses disponíveis das vacinas contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

Gripe Aviária é o nome dado à doença causada por uma variedade de vírus influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. O H5N1, vírus causador da gripe aviária, é um  tio de vírus Influenza, o responsável pela gripe comum.O Influenza pode ser dividido em três tipos A,B e C. O tipo A subdivide-se ainda em vários subtipos, sendo os subtipos H1N1, H2N2 e H3N2, responsáveis por grandes epidemias e pandemias.

 O "H" significa hemaglutinina, enquanto o N significa neuraminidase, que são duas glicoproteínas presentes no envelope viral, e usadas para sorotipagem (classificação de subtipos baseado em padrões de reconhecimento por anticorpos) vírus da Influenza tipo A. O tipo B também tem originado epidemias mais ou menos extensas e o tipo C está geralmente associado a casos esporádicos e surtos localizados. Exceto no nível molecular, a doença se parece muito pouco com a gripe que todos pegamos de vez em quando.O vírus pode tornar-se uma grande ameaça para os humanos se sofrer alguma mutação transformando-se em algo perigosamente desconhecido pelo nosso organismo e capaz de passar de uma pessoa para outra através de espirro, tosse ou contrato físico. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário