quinta-feira, 5 de julho de 2018

Projeto de lei que permite a presença de “doulas” em maternidade é aprovado em Votorantim

Na ultima sessão Legislativa o Projeto de Lei N° 027/18 de autoria da vereadora Fabíola Alves (PSDB), que dispõe sobre a presença de “doulas” durante o parto nas maternidades situadas no município de Votorantim e dá outras providencias foi aprovado por unanimidade.


A proposta surgiu pela necessidade do incentivo ao parto humanizado e por todos os benefícios que traz para a mãe e o bebê. Atualmente a presença dessas profissionais nas maternidades do município não era regulamentada e quanto solicitada pela parturiente a doula tinha que entrar na unidade no lugar do acompanhante.


As doulas são muito importantes durante todo o trabalho de parto, elas realizam massagens, conversam e explicam o que está acontecendo para que a mãe entenda o motivo daquela dor. As doulas trabalham a respiração das grávidas, caminham com elas, orientam essas mulheres para que quando chegar o momento de darem à luz por meio de parto normal, elas estejam mais preparadas.


É importante ressaltar que na sala de parto as doulas apenas acompanham suas respectivas gestantes para acalmá-las e colocar em prática todos os métodos trabalhados anteriormente, como a respiração, além de possuírem equipamentos próprios de trabalho e técnicas para o bem estar da gestante que promove a uma união afetiva entre a mãe e o bebê, uma vez que a sua presença é importante para amenizar o desconforto desse momento, vale destacar que presença da “doula” não substitui qualquer presença de profissional da área da saúde no ambiente hospitalar e em hipótese alguma a “doula” poderá realizar procedimentos médicos.


A vereadora ressalta que é um avanço importante a regulamentação da presença dessas profissionais e vê com bastante entusiasmo o incentivo ao parto humanizado. Nossa luta pelo parto humanizado não termina aqui, ainda há muito a se fazer, e seguiremos nosso trabalho buscando avanços nessa área para que todas as mulheres tenham acesso ao parto humanizado. Destaca a vereadora.

Assessoria Vereadora Fabíola Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário