quarta-feira, 13 de junho de 2018

Região de Sorocaba que engloba 26 municípios está em alerta total contra o Mosquito transmissor da dengue

ALERTA TOTAL! - Esse é o estado de preocupação das autoridades competentes que compõe os 26 municípios a região metropolitana de Sorocaba (RMS), quanto a proliferação de infecções pelo mosquito transmissor da dengue, zika, e febre chikungunya, além de febre amarela. 


O alerta é em face aos dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), apurados pelos municípios e divulgados pelo Ministério da Saúde. De todas as cidades, o índice mais preocupante é o de São Miguel Arcanjo, com 10,4%. Dez municípios ficaram na faixa considerada satisfatória e três delas -- Itu, Jumirim e Sarapuí -- registraram índice zero de infestação. Um total de 5.191 municípios brasileiros fizeram o levantamento. Destes, 1.153 (22%) apresentaram um alto índice de infestação -- e são considerados, pelo órgão federal, propensos a registrar surtos das três doenças. Há ainda 2.069 municípios em alerta e 1.711 com índices satisfatórios. 

Para levantamento do LIRAa, as equipes de saúde dividem o município em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. De cada um desses grupos são pesquisados 450 imóveis, dos quais sai o saldo de infestação predial. As áreas que apresentam índices abaixo de 1% são consideradas satisfatórias, de 1% a 3,9% de alerta e acima de 4% de alto risco. Segundo o Ministério da Saúde, os dados atuais correspondem a levantamentos realizados entre outubro e novembro de 2017, cujos resultados foram enviados ao órgão, pelas prefeituras, até março. "O resultado do levantamento indica que é necessário dar mais atenção nas ações de combate ao mosquito. A prevenção não pode ser interrompida, mesmo no período mais frio do ano", diz o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário